top of page

A cirurgia de implante de prótese peniana é uma solução duradoura para homens que enfrentam dificuldades em iniciar ou manter uma ereção. A prótese peniana permite que o paciente tenha uma atividade sexual com penetração quando quiser e por quanto tempo desejar. O paciente sempre consegue uma ereção com poder de penetração (vaginal ou anal), independente do modelo de prótese escolhido. Em geral a prótese peniana é indicada aos pacientes que tentaram outros tratamentos, e não estão satisfeitos.

 

Existem diferentes modelos de próteses, mas a decisão de colocá-la é pessoal e deve ser discutida com um médico especializado e familiarizado com as técnicas para realizar esta cirurgia. Após decisão pela cirurgia a próxima tarefa é escolher o tipo de prótese que será implantada.

 

Atualmente existem 2 tipos:

- Prótese maleável: é o tipo mais colocado no Brasil, composta por hastes implantadas no pênis, mantendo uma rigidez constante, mesmo quando fora da atividade sexual. Ela pode ser acomodada na virilha quando não é necessária ereção e endireitada manualmente para realizar a penetração. Exige menos habilidade manual para ser utilizada sendo boa para pacientes muito idosos ou com perda da habilidade manual refinada. Tem um custo muito mais baixo do que as infláveis. Ao contrário do implante inflável, nenhuma bomba (pump) é necessária para iniciar a ereção.

- Prótese inflável: é o tipo mais moderno. Compreende um conjunto de 3 dispositivos conectados por um sistema hidráulico de tubos que conecta os volumes (cilindros, pump e reservatório). Dentro do pênis, são colocados dois cilindros. Quando o homem quer ter uma ereção, ele aperta uma bombinha (pump) que é inserida no escroto. Essa bombinha envia líquido para dentro das estruturas, fazendo com que o pênis fique rígido e flácido, como acontece naturalmente. O reservatório fica escondido dentro da pelve ou submuscular a depender do caso.

Todos os componentes da prótese são internos, não fica nada exposto. Nenhum tecido é removido para colocar os cilindros ou hastes.

NÃO há alteração da libido / apetite sexual, ejaculação, orgasmo ou fluxo de urina. 

Vantagens de ter uma prótese peniana:

- Ter a relação sexual com penetração toda vez que tiver vontade. 

- Não perde a rigidez durante a relação. 

- Pode manter a penetração mesmo depois de ter orgasmo, se desejar. 

- É muito discreto e na grande maioria das vezes a parceria não nota que o homem tem prótese. 

- Evita efeitos colaterais e imprevisibilidade do funcionamento dos comprimidos ou injeções.

- Aumenta a espontaneidade das relações, ou seja, terá relação quando tiver vontade ao invés de ficar esperando efeitos de comprimidos ou se programar para aplicar uma injeção intracavernosa.

- Não afeta sensibilidade, orgasmo ou micção (urina). 

Desvantagens de ter uma prótese peniana:

- É um procedimento cirúrgico e definitivo. Assim, quando o paciente opta por colocar uma prótese, depois ele não pode voltar atrás e retirar a prótese para ficar tentando tomar comprimidos ou injetáveis. 

- Por isso que a prótese peniana é indicada para pacientes que não tem boa resposta com os medicamentos ou já utilizaram eles e não gostaram dos colaterais ou do fato de ter que usar uma medicação para ter sexo.

 

- Se a opção foi por uma prótese semirrígida, o paciente terá de se adaptar ao fato do pênis estar sempre duro

especialidades.jpg

Especialidade

Prótese Peniana

bottom of page