Nos últimos anos, estudos populacionais em alguns países apontam para uma diminuição de quantidade e qualidade dos espermatozoides no sêmen dos homens. O sêmen, ou esperma, pode ser considerado um dos termômetros da saúde do homem e sua piora não é um bom sinal.
A infertilidade masculina é um campo muito específico da urologia geral. O urologista que lida com infertilidade precisa dominar estudo do metabolismo hormonal e técnicas de micro-cirurgia, o que requer treinamento especializado. A infertilidade masculina gera muita angústia e sofrimento para o homem e tal situação requer o apoio moral e psicológico por parte de seu urologista durante todo o processo, seja a gravidez atingida via natural ou fertilização assistida.
Dentre causas mais frequentes de infertilidade masculina, a varicocele, é o mais importante. A varicocele é a dilatação das veias do testículo. O processo é semelhante ao que acontece nas varizes nas pernas: há uma insuficiência das veias de drenagem do sangue que leva a uma dilatação venosa com refluxo sanguíneo. A varicocele é encontrada em cerca de 20% dos homens. O diagnóstico precoce é importante, pois seu aparecimento ocorre geralmente na adolescência. Além da dificuldade em engravidar, a varicocele também pode apresentar outros sintomas como dor e diminuição do tamanho testicular.
A medida mais importante para o diagnóstico é o exame físico realizado por um urologista. Quando existe a suspeita de varicocele, podemos confirmá-la com um ultrassom doppler dos testículos. O tratamento considerado padrão-ouro é através da cirurgia com o auxílio de um microscópio. Esta técnica apresenta também os melhores resultados. A cirurgia dura aproximadamente 40 minutos de cada lado e o paciente pode ter alta do hospital no mesmo dia.
Além da correção cirúrgica da varicocele, a melhora dos parâmetros seminais passa por diversas outras abordagens. Sem dúvida uma vida saudável é a melhor recomendação para um homem com dificuldade em engravidar a parceira. Cessar o tabagismo (seja de cigarro convencional ou eletrônico), sair do sobrepeso, evitar drogas, inclusive o álcool, alimentação adequada e até suplemento alimentar com antioxidantes e vitaminas prescritos por um especialista, em especial a vitamina C, o ácido fólico, o ômega-3 e a vitamina E, zinco, magnésio por período prolongado.
Especialidade