Especialidades
Consultas de Urologia e Andrologia
Seu caminho para uma vida saudável e satisfatória
A urologia e a andrologia são duas especialidades médicas fundamentais para a saúde masculina. Ambas as especialidades são essenciais para a manutenção da saúde sexual e urinária dos homens, especialmente à medida que envelhecem. Ao buscar atendimento com um especialista em urologia e andrologia, como o Dr. Leonardo, os pacientes têm a garantia de um cuidado abrangente e especializado, capaz de tratar desde questões mais simples até problemas de alta complexidade com eficiência e sensibilidade.
Outras especialidades
Atendimentos
São Paulo - SP
Atendimentos presenciais são feitos no meu consultório: Sueste Plaza – Rua Joaquim Floriano, 960 – Conjunto 22 | Itaim Bibi, São Paulo – SP, Brasil.
Telemedicina
Realizo atendimentos de telemedicina para o seu maior conforto e mobilidade.
Agendamento
Para fazer o agendamento da sua consulta, entre em contato através do telefone (11) 2533-6152
Dúvidas Frequentes
A cirurgia sempre está indicada quando o pênis não estiver funcional. O que é um pênis não funcional?
- começar a penetração é difícil ou impossível
- durante os movimentos sexuais o pênis escapa facilmente
- dificuldade em iniciar ou manter as ereções
- Os dispositivos de tração do pênis podem amenizar a curvatura em casos selecionados. É muito importante que o paciente tenha orientação especializada sobre como utilizar esse dispositivo, do contrário, pode haver um agravamento da deformidade
Nos casos em que a curvatura é muito acentuada e o paciente tem uma boa ereção isso acontece com certa frequência. Em alguns casos, a parceira pode omitir esse desconforto por constrangimento dela e do paciente, por isso, o diálogo e a comunicação são muito importantes para o adequado tratamento. Não é recomendado forçar o pênis durante a relação, por risco de piora do problema. Se você identifica alguns desses pontos é altamente recomendado avaliação com seu urologista de confiança.
A literatura nos apresenta vários dados estatísticos sobre a prevalência da Doença de Peyronie. Na média, aproximadamente 10% dos homens vão apresentar deformidade peniana em algum momento da sua vida.
O objetivo principal da correção da curvatura peniana é restabelecer a capacidade sexual penetrativa do pênis. A doença que gera a curvatura pode diminuir o tamanho do pênis e esta redução é tão maior quanto a angulação atingida.
Existem várias técnicas disponíveis e descritas para corrigir uma curvatura. A escolha da técnica utilizada depende de vários fatores: potência da ereção, estimativa de encurtamento, chance de disfunção erétil pós procedimento, chance de recidiva da curvatura, entre outros. Dessa forma, a técnica utilizada deve ser cuidadosamente discutida de acordo com o seu caso com o seu especialista em cirurgia peniana.
A prótese vai conferir a capacidade de penetrar. Após implante da prótese o paciente pode utilizar medicamentos orais ou tópicos (géis) para aumentar a vascularização local. O paciente vai decidir se prefere usar ou não os estimulantes.
O comprimento externo final da haste peniana após o implante da prótese pode ser estimado ao realizar uma manobra durante o exame físico: esticar o pênis pela glande para frente durante seu estado de repouso. A depender da gravidade da Doença de Peyronie pode haver um ganho adicional de tamanho além do tamanho percebido com esta manobra.
A cirurgia de implante de prótese peniana não interfere na sensibilidade peniana, na capacidade de ejacular e na presença de orgasmo durante estímulo sexual adequado. O objetivo da cirurgia é recuperar a rigidez do pênis. Após um procedimento bem sucedido, não há alteração da sensibilidade peniana pois os nervos localizados no feixe neurovascular dorsal são preservados durante o procedimento. Ejaculação e orgasmo não se alteram após o procedimento.
A cirurgia de implante de prótese é realizada em hospital. O tempo de internação (após o procedimento) é em torno de 12-24hs.
Em geral, temos o seguinte:
- retorno ao trabalho e para dirigir (carros) é de 7-10 dias
- retorno para atividades físicas 30 dias após cirurgia
- retorno para atividade sexual 45-60 dias após cirurgia
A troca da prótese peniana é indicada em 2 situações:
- falha em adquirir penetração satisfatória após 60 dias da recuperação
- paciente não se adaptou ao modelo escolhido
Durante o procedimento não é retirado tecido cavernoso para colocar a prótese. A confecção do espaço necessário para implante da prótese ocorre através da dilatação dos corpos cavernosos sem remoção de tecido peniano.
A realização do preenchimento peniano é realizado sob anestesia local e a percepção de dor é muito semelhante à da coleta de exames de sangue.
O paciente pode realizar normalmente suas atividades de trabalho logo após o procedimento. Após 3-4 dias pode retomar atividades físicas intensas e sexuais.
O efeito dura em média 1 ano, porém, vale ressaltar que logo após o procedimento existe o aumento devido ao edema causado pelo procedimento e pelo anestésico. Esse efeito é inflamatório e cede após 2-3 semanas restando apenas o ácido hialurônico.
Não, o ácido hialurônico é inserido em uma camada específica, fora do local onde se localizam os nervos e vasos (responsáveis pela sensibilidade e manifestação da ereção). Inclusive, a satisfação gerada com a melhora da autoestima e autoconfiança podem incrementar o apetite sexual e intensidade do orgasmo. No entanto, é uma complicação possível e dessa forma é altamente recomendado que o paciente escolha um profissional familiarizado com a técnica correta e com a anatomia peniana.
Sim, existe uma substância (hialuronidase) que pode ser aplicada nas áreas de presença do ácido hialurônico para absorção do mesmo e remover o volume adquirido.
É possível, porém não recomendo. O preenchimento com ácido hialurônico na glande é mais desconfortável e é completamente absorvido da região após 1-2 semanas devido a rica vascularização local.